quarta-feira, março 31, 2004

Reuniao..

Carissimos e estimados colegas: Essa tao necessaria reuniao agendada para hoje seria mais um motivo para reunir, no mesmo perimetro, um numero restrito de mentes brilhantes nem sempre compreendidas mas sempre temidas: Nos. Entre outros, temos um comentador oficial, um fazedor de "sobremesas", um lirista incompreendido, um creativo sonhador de agua doce, um nem sempre reservado especulador bolsista, um incisivo e inveterado jogador de futebol, um pseudo-outsider que impoe respeito e empresta seriedade ao grupo...., enfim, somos um "cozido humano", uma "caldeirada de mentes", uma especie de "tertulia ao Sal". Mas, para bem ou para o mal, estamos todos dentro do mesmo tacho. Vamos aquecer esse tacho (cantinho), cozinhar o que la esta dentro (casa, "sobremesa", e pre-jogo), deixar marinar ("sobremesa" e jogo), desligar o bico e deixar apurar ("sobremesa" e apos-jogo), e finalmente servir (o "jogo" propriamente dito). Resumindo, se a cozinha esta de facto aberta e as panelas em cima do fogao, entao vamos todos por o chapeu de cozinheiro e.....maos a obra!

O Neurónio Bufo – o genuíno inimigo invisível.

Há poucos dias, recebo no meu Outlook uma mensagem com o seguinte assunto: mulheres têm mais neurónios que os homens. Inconformado e acima de tudo desconformado com tal junk mail, fui investigar! Abri o YAHOO e coloquei estas palavras pela seguinte ordem: woman + more + brain + cells + cnn. (CNN foi para dar credibilidade à pesquisa… ou não!) Eis que aparece como 2º resultado a explicação divina: 2. CNN - Doctors perform the first human brain cell transplant - July 1, 1998 ... PITTSBURGH (CNN) -- Researchers at the University of Pittsburgh announced ... neurons in the woman's brain that no longer function ... hook up with other brain cells much more efficiently ... Está tudo explicado!!! Quando elas no meio do nada vão buscar o 1º motivo, daquela 1º discussão, com tal precisão de pormenor que faz a Capela Sistina do Leonardo da Vinci parecer um desenho de criança? Forçando-nos cruelmente a representar o mais elaborado pedido de desculpas Shakespeariano? Pois… cá está a explicação científica à qual apelidei de "Neurónio Bufo." Então, segundo esses iluminados de Pittsburgh, os neurónios das nossas parceiras não abandonam o seu cérebro depois de morrerem. E mais… não só não abandonam, como ainda se fazem de amigos. Lixados por terem quinado, estes neurónios ficam bem coladinhos aos outros, há espera de uma oportunidade de meterem veneno no rabinho (Um pouco à imagem das melhores amigas). Desta forma sempre que elas necessitam de puxar por aquele argumento avassalador, por mais pequeno que seja… quem é que aparece? O Neurónio Bufo… claro! Até parece que o estou a ouvir: "Eu não tenho nada com isso mas não te esqueças que ele, aos 3 meses de namoro, precisamente às 21:30 de uma 5ª feira, num dia em que o céu estava com algumas abertas e o mercúrio marcava os 16º de max., optou por ir jogar PlayStation para casa do Espadinha (forma pela qual as mulheres tratam o Espada), ao contrário de ficar aqui contigo e com atua mãe, a ver o episódio 3245 dos Morangos com Açúcar." Pior ainda… estes micro-patetas só servem para as coisas más! Vejam lá se eles se lembram do jantaruxo que pagámos na semana seguinte. Pois… Por isso, meus amigos, deixo aqui o alerta: Cuidado com esse inimigo invisível.

segunda-feira, março 29, 2004

Que Bela Tasca

A Tasca do Alfredo está para o Mundo, como a antiga Grécia, ou, sem exageros, como os romanos, os portugueses – outros !!! – tiveram… Testemunhos, como o De Caminha, aquando da chegada dos portugueses ao Brasil, ilustram bem a nossa sintonia, senão vejamos: Pedro acabado de chegar ao Brasil, escreve para EL Rei Portugal: Com o Pedro VAIS de Caminha, por esta gente, estranha, de seios rasos e coxas redondas acompanham-nos para qualquer lado, nunca vimos antes gentes tão simpáticas e tão dadas…- por troca de poucas coisas dão –nos o seu bem mais precioso. O caminho para o Ouro! Hoje, 500 anos depois, na verdade pelo menos 527, já que ouço 500 anos desde que nasci, as conversas vanguardistas mantêm-se inalteradas. Ainda hoje se discute a forma redonda da bunda brasileira, ainda hoje o caminho para o ouro é o mesmo e ainda são, realmente, muito dadas. Espero que estas semelhanças, entre outras, mas sem tempo para as mencionar, sejam analisadas e tornem a Tasca do Alfredo tão famosa como essa tal carta !!!!

sábado, março 27, 2004

A questao da sorte macaca.

Esta e uma questao curiosa. Pensamos que nunca nos toca a nos e que somos imunes a "ondas" de azar, mas a verdade e que elas aparecem sempre quando se espera menos. Exemplo: Ontem, as 17:00, tinha que estar em Aveiro devido a uma conferencia. Acordei, rebolei-me da cama 30 cm ate encontrar um duro e frio chao, e fui tomar banho. Banho tomado, meti-me no carro para ir a uma das muitas gasolineiras atestar o deposito. Aqui comecaram os problemas. Confesso que ja estava um pouco irritado com o facto dos precos do meu combustivel estarem a subir dia sim dia nao, logo ja estava uma pouco impaciente e apreensivo. A minha frente uma senhora, a frente dela uma bomba vazia. Faco "marcha a re" e tento passar para a frente para poder usufruir do tal liquido precioso. Ate aqui tudo bem nao fosse eu passar tao perto do carro da senhora que acabei por lhe partir e amolgar tudo da roda da dianteira para a frente. Declaracao amigavel, mea culpa mea culpa, bla bla bla. Meti-me a estrada e disse: "Granda chatice! So nos faltava agora termos uma multa de velocidade". Pois bem, 1 hora depois a dita multa chegou as minhas maos, via dois simpaticos agentes da BT em TOYOTA COROLLA PRETO SEM ANTENAS E SEM LUZES que fizeram o favor e o servico publico de me fotografarem a 181,26 kilometros horarios. Multa de 50 contos em moeda antiga e possivel inibicao de conducao durante 4 meses a dois anos, coisa que no meu caso se ira confirmar certamente fruto de outros dois encontros previos com os colegas destes simpaticos e responsaveis agentes do que e uma das mais reconhecidas forcas de patrulhamento social nesta nossa grande Europa: a Broncos & Toscos, mais conhecida por BT. Moral da coisa: cuidado com os Toyotas pretos, atencao a bombas de gasolina, e sobretudo, nao facam como este vosso amigo e nao pensem que as regras nao se aplicam a voces!

quinta-feira, março 25, 2004

Fanatismo!!

Recém eleito chefe do Hamas para a Faixa de Gaza, Abdel Aziz Rantissi já deixou um recado a Israel: nenhum israelita está a salvo da vingança pelo assassínio do líder espiritual do movimento fundamentalista islâmico palestiniano, xeque Ahmed Yassin. Esta noticia levanta algumas questões: 1º Qual é o burro que fica zangado pelo facto do chefe ter quinado? (além de ficar com as regalias e o ordenado chorudo de lider espiritual do hamas) 2º chefe do hamas para a faixa de gaza!!Há outros chefes do hamas para outras faixas? 3º será que para um líder que é espiritual o facto de estar vivo interessa? de cadeira de rodas ainda por cima? 4º Será esta a reacção dos benfiquistas quando o barbas morrer?

quarta-feira, março 24, 2004

Prognostico do paciente casper: Bom!

Para todos os que estao preocupados, que espero que sejam alguns, ainda me encontro na longa caminhada da recuperacao psicologica depois do espancamento gratuito a que fui exposto ontem a noite na casa de um conhecido Doutor da nossa praca lisboeta. Para os mais desatentos...nao, nao foram practicas pedofilas ou sexo forcado ou nada desse genero. Foi sim algo mais importante, algo magico. Foi algo que nos une para alem dos simples lacos de amizade. Foi algo inocentemente despido de conteudo real mas com uma forca tremenda. Foi o que os ingratos e desconhecedores da verdade chamam de "perca de tempo", mas, ao inves, o que os verdadeiros gentlemans por esse mundo fora, os verdadeiros amantes do desporto, os originais apoiantes do desporto rei apelidam de...."Mini torneio de Pro Evolution Soccer 3". E verdade, assim se passou mais um serao a fazer desporto em comunidade. A correr, a driblar, a fintar, a chutar a bola para a frente. O esforco foi imenso mas nao recompensado. A alegria deu lugar a tristeza e uma profunda sensacao de injustica. A raiva imperou dando raison d'etre a um espaco muito intimo onde toda a frustacao foi apreciada exaustivamente, todos os pensamentos obscuros devidamente estudados...., a tristeza tomou conta dos eventos seguintes. Mas enfim, today is another day. Today is a better day. Nao obstante as 4 derrotas quase consecutivas, queria dizer a esse tal senhor Doutor que a sua batalha esta ganha mas a minha guerra nao esta de todo perdida. O rematch esta eminente. O rematch, esse gesto em jeito de agua benta, esta para breve. Em relacao aos poucos que tomaram o risco de me apoiar tambem vos digo: Acreditem! Apoiem! Facam furor e prezem pela diferenca ao continuar a apoiar uma causa aparentemente perdida!

terça-feira, março 23, 2004

Office in the afternoon: quality time?

Ca estou eu, de novo, em frente a este maravilhoso terminal computurizado para mais uma "productiva sessao de trabalho". Do almocinho nao me posso queixar...hoje foi coisa leve. As hostilidades foram abertas com uma linguica regional (queimada ate perder toda a sua caracteristica sensorial), seguido de um prato muito tipico e apreciado por todos nos, os conhecidos mas nem sempre compreendidos secretos de porco preto, tendo culminado numa pequena maravilha dietetica chamada baba de camelo. Toda esta panoplia de sabores teve um amigo intimo sempre presente: a real Imperial. Como se nao bastasse e devido a graves problemas de ordem digestiva, toda esta festa gastronomica teve que ser selada com dois copitos de Frangelico, qual licor gay cheio de sabor e com uma irreverencia somente comparavel ao nosso "moderno" ministro da defesa. Findo o proverbial almoco, tive ainda que lidar com o espantoso transito (trafego para os doutores) que nunca deixa de surpreender. Pela positiva, claro. Em ano de Europeu, ou pre-Europeu do ano, e bonito ver a cidade a viver uma metamorfose cruel mas necessaria. Afinal de contas, nao estamos muito melhor agora com o triplo das obras e metade da fiscalizacao? Ou com o aumento clamoroso do patrulhamento proporcionado pelas nossas habeis forcas de seguranca? Ou ainda pela guerra aberta de outdoors (vermelhos e pseudo-verdes) que inundam esta nossa lindissima Lisboa? Eu acho que estamos, embora ainda tenhamos que fazer mais. Muito mais! Mas enfim, sera uma discussao muito propria a ter lugar aqui num futuro muito proximo. Afinal de contas, nao quero que vos passe pela cabeca nem por um segundo que quem esta aqui a falar e o tal Frangelico, qual licor gay cheio de sabor e com uma irreverencia somente comparavel ao nosso "moderno" ministro da defesa. E posto isto esta na hora de trabalhar nao trabalhando. Office in the afternoon: quality time?

Wax in... Wax out... Wax the fuck?!

Vinha eu no meu trajecto diário - CREL, CRIL, CROL, CRUL, quando sou iluminado pela eterna questão: O QUE É FEITO DO DANIEL SON? Onde anda esse ícone franzino que tantas vezes me fez subir ao palco do Cinema Caparica Oceano, em fiéis representações do golpe da cena final (aquele do pézinho). Abro o explorer e, como por magia, lá estava ele. Quer dizer… parece ser ele. Aumento a foto e… não pode ser!!! Já não bastava o Luke Sky Walker, agora também tu? Então fiquem sabendo que Ralph Macchio, nome artístico do jovem que com 22 anos representava na perfeição um miúdo de 14, ainda mexe. Só não sei em quê! Segundo o Yahoo, o jovem andou desaparecido desde 1984, data do "Karate Kid", e em 2000 voltou à Indústria dos sonhos que, no caso dele, deve estar a ser um pesadelo. Entre participações menores e até mesmo realização no ano passado, o pequeno Daniel experimentou de tudo um pouco. Não admira… a guita deve estar a acabar!!! Estão convidados a visionar os seus últimos trabalhos e fotos, mas também os aviso que as imagens do corte de cabelo à Cacilheiro são extremamente chocantes e podem ferir os mais sensíveis. http://movies.yahoo.com/shop?d=hc&id=1800052185&cf=gen&intl=us Para aqueles que preferem manter as boas recordações, convido-os a visitar o site dedicado ao filme: http://www.fast-rewind.com/kkid/ Já agora, aproveito ainda para deixar o meu terno abraço ao Mr. Myagi que, a ver pelo resultado do seu discípulo, nunca devia ter deixado de aparar Bonsais.

segunda-feira, março 22, 2004

Espada peixe... Peixe Espada.

Um Clássico!

5ª feira - Comida Italiana

Na próxima 5ª feira ainda regado com vinho do Ave, pizza milanesa e pasta cannavaro. E minis até não vieri nada à frente...

Boa-noite Patrão. O Dr. Francisco está por aí? E esse cozidinho? Sai uma mini enquanto eu espero.